terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Senhores do Crime

Com um orçamento de 25 milhões de libras esterlinas, Senhores do Crime é um filme que acontece.


O diretor de Marcas da Violência, David Cronenberg, mais uma vez não deixou a desejar. Senhores do Crime (Eastern Promises - Reino Unido / EUA / Canadá, 2007 - 100 min) se passa na Inglaterra e conta a história de Anna (Naomi Watts), uma parteira que acolhe um bebê e um diário de uma jovem russa que morre no parto. Anna acaba se envolvendo com a máfia e nos faz acreditar ser ela o foco principal da história, até que Nikolai (Viggo Mortensen), o motorista da "família" Vory V Zakone entra em ação. Ação no sentido figurado, porque o personagem de Viggo tem uma característica quase sem gestos e uma personalidade queita e pacífica, falando só o necessário e de forma serena.

Um filme que acontece por ser retilíneo, sem grandes surpresas. É como se tivéssemos o privilégio de apenas observarmos uma história sem que ela nos envolva ou comprometa. Esse conforto só é quebrado pela famosa cena da sauna, onde Viggo Mortensen teve o privilégio e a competência de marcar o cinema com uma das melhores cenas de luta já vistas. Nua e crua (literalmente).

Para merecer todos os elogios, Viggo viajou sozinho para Moscou, São Petersburgo e para os Montes Urais (na região da Sibéria). Ele ficou durante semanas dirigindo por essas regiões sem conhecer a língua e sem a companhia de um tradutor. Com muito esforço, estudou sobre as gangues "vory v zakone" (ladrões aparentados), leu livros sobre as prisões russas e a importância das tatuagens para os prisioneiros. Foi nessa viagem, também, que o ator incorporou o sotaque siberiano e aprendeu algumas frases em russo e ucraniano. Durante as filmagens, ele usava um colar de contas (rosário) feito de plástico derretido fabricado numa prisão russa e ainda decorou seu trailer com imagens de ícones da cultura russa.


Tanto Nikolai quanto Viggo Mortensen merecem ser respeitados. Um por ser um verdadeiro senhor do crime, outro por ser um verdadeiro senhor ator.

Curiosidade:

Depois de um dia de filmagem, Viggo Mortensen foi a um pub londrino sem apagar suas tatuagens do corpo ou mesmo tirar o figurino de seu personagem. Ele disse que alguns dos clientes o olhavam com certo receio, considerando que ele era de fato um membro da gangue "Vory v Zakone".


Fontes:

http://www.cinemacomrapadura.com.br/filmes/2094/senhores_do_crime_(eastern_promises_2007)

http://www.omelete.com.br/cine/100011022/Senhores_do_Crime.aspx

http://epipoca.uol.com.br/filmes_curiosidades.php?idf=12786

Um comentário:

Unknown disse...

Ué...um filme com Naomi Watts não precisa de mais nada.