segunda-feira, 3 de março de 2008

Fellini na telona

O mês de março começa com um grande motivo para alegrar qualquer cinéfilo que se encontra na capital

Após homenagear o cinema japonês, devido ao centenário da imigração, o Cineclube HSBC Belas Artes reserva o terceiro mês de 2008 para destacar um ícone do cinema italiano, o cineasta Frederico Fellini. Quatro longas serão exibidos no circuito, os títulos mudarão conforme as semanas do mês.

Premiado com Oscar de melhor filme estrangeiro em 1956 e considerado a primeira obra-prima do italiano, "A Estrada" (1954) é o primeiro longa a ser exibido. O filme conta com as antropológicas atuações de Giulietta Masina - mulher e principal atriz do cineasta - no papel da inocente Gelsomina e Anthony Quinn interpreta o rude Zampanò.


Sob efeito do movimento neo-realista, a Itália nos anos pós-guerra é o plano de fundo para contar a história de um homem, Zampanò, que usa de força para atuar em números circenses. Ao precisar de uma assistente, acaba por comprar os serviços da filha de uma mulher que usa o dinheiro para que sua família consiga sobreviver. Gelsomina passa então a acompanhá-lo em sua jornada. De forma doce e simplória, a personagem mantém-se fiel e afeiçoada, mesmo com o menosprezo de Zampanò. Um dia, porém, um equilibrista sensível ameaça a relação dos dois convidando-a para fugir com ele.

Em cartaz desde sexta-feira (29 de fevereiro), "A Estrada" ficará até esta quinta-feira (6 de março), depois dará espaço a "Noites de Cabíria" (1957), também estrelado por Masina, no papel da memorável prostituta romana (Cabíria). O circuito ainda irá exibir "Ensaio de Orquestra" (1978) e finalizará com " A Voz da Lua" (1990).

As sessões acontecem sempre às 19h e o ingresso é mais barato nas segundas e quartas-feiras.

Nenhum comentário: